17ª Bienal de Cerveira – 27 de Julho a 14 de Setembro de 2013

Cúpula de 144 Camisas, Instalação, Dimensões Variáveis, António Castro Vasconcelos

“Cúpula de 144 Camisas”, Instalação, Dimensões Variáveis
António Castro Vasconcelos

Arte: Crise e transformação será o objecto de debate e reflexão da mais antiga bienal de arte do país, que mantém a direcção artística a cargo de Augusto Canedo:

É o tema que se propõe para Reflexão e Discussão, no Ciclo de Debates da 17ª Bienal de Cerveira. Ao contrário do que se possa depreender duma primeira impressão, o conceito de Crise a que nos referimos, não remete para a tão vulgar e preocupante crise Sistémica e financeira, que nos asfixia o quotidiano. De origem grega (κρßσις,-εως,ἡ) o conceito de crise, é utilizado na política e na economia, na sociologia e na medicina, entre outras áreas do conhecimento, designadamente aplicada à Aprendizagem ou à Psicologia do Desenvolvimento, ao referir-se à ideia de mudança dum estado para outro, implícita ao processo de evolução e desenvolvimento. Em Arte, a ideia de mudança e evolução, que a tem acompanhado e caracterizado ao longo da sua história, leva-nos a evocar a efervescência dum período iniciado desde o aparecimento das primeiras vanguardas do século XX e permite-nos questionar e especular acerca do seu futuro. Na fase que emerge após o Fim duma Retórica, em que se consuma a desmaterialização e da assunção de valores extrínsecos à obra de arte, é ainda a ideia de Rotura, de Perda e das substituições rápidas, que colocam em questão os equilíbrios.  É por definição da sua natureza, que a cultura crítica, inaugura e discute o Futuro, a cada dia que passa…

 A Bienal de Cerveira, que celebrará, na sua 17ª edição, 35 anos, mantém-se estruturada segundo o modelo que a caracterizou ao longo dum percurso iniciado em 1978. Assim, o evento integrará um Concurso Internacional, um Artista Homenageado, Projectos Curatoriais, Artistas Convidados, Performances, Residências Artísticas, Workshops e Ateliers Infantis, Conferências e Debates, Visitas Orientadas às exposições e Concertos.
A Bienal de Cerveira, dirigida à promoção da arte contemporânea, é um evento sustentado por uma notoriedade e reputação nacional e internacional, que alia a arte nas suas várias expressões a um espaço territorial caracterizado pela sua qualidade de vida. Na sua 16ª edição, a Bienal de Cerveira recebeu mais de 100 mil visitantes.

Programa

site

Advertisements

About Sónia Pina

Investigadora em Filosofia da Comunicação, New-media, Old-media, Ontologias digitais, Fluxus, Visualismo, Info-estética (protocolos visuais da comunicação), Intermedialidades na arte;

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: