Ernesto de Sousa, Almada Um Nome de Guerra

Mixed-media, (filme-inquérito, filme-aberto ou filme-processo)
Suporte fílmico 35mm e 16 mm, múltiplas projecções de slides e diversas fontes sonoras. Música de Jorge Peixinho interpretada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

Image

Almada, Um Nome de Guerra começou a ser produzido em 1969 e estreou, em 1983, na Fundación Juan March, em Madrid;
Foi posteriormente apresentado na Fundación Mirò, Barcelona, e em 11-12 Setembro 1984, no Acarte-CAM-Fund.Calouste Gulbenkian.
À semelhança do seu filme Dom Roberto, Almada, Um Nome de Guerra foi produzido com capital particular, angariado entre artistas, críticos e amadores de cinema e de arte. Pintores e escultores das mais diversas tendências ofereceram uma obra cuja venda, em leilão, reverteu para o financiamento do filme. A ideia de um cinema paralelo, perfilhada por tantos realizadores do «underground» ou do «expanded cinema», tinha em Ernesto de Sousa um acalorado defensor: “Este filme será essencialmente reflexivo. (…) Almada, Um Nome de Guerra, sem subsídios oficiais ou para-oficiais, resultará de quantos amam Almada, reconhecendo nele, para lá dos seus gostos pessoais, o mérito incontestável de uma peronalidade e de uma obra que marcam um tempo e um destino no panorama da cultura portuguesa.(…) Almada é um imenso assunto de estudo, há nele um fundo de ideias actuantes profundamente modernas. (…)

In

Advertisements

About Sónia Pina

Investigadora em Filosofia da Comunicação, New-media, Old-media, Ontologias digitais, Fluxus, Visualismo, Info-estética (protocolos visuais da comunicação), Intermedialidades na arte;

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: